sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROJETO TEMATICO E INFORME REUNIÃO

ESCOLA ADVENTISTA DE TEIXEIRA DE FREITAS


PROJETO 2010

II Unidade
SAÚDE DA FAMILIA

COMPROMISSO COM SEU FUTURO

PROJETO
2ª UNIDADE 2010
A SAÚDE DA FAMILIA
APRESENTAÇÃO

Aborda-se o aspecto da saúde da família como um todo especialmente no âmbito, mental, espiritual, físico, bem como o econômico e social. Despertando nos alunos a necessidade de priorizar esses aspectos na vida familiar como uma tentativa de viver plenamente. Pois se entende como saúde um conjunto que envolve mente, corpo, espírito e finanças. É salutar, para tanto, promover a harmonia destes, no intuito de conduzir a família a um futuro melhor.

JUSTIFICATIVA

O presente projeto se justifica a partir da necessidade de fazer com que os alunos compreendam que a família do século XXI tem seguido padrões que se distanciam do ideal em relação à saúde e que mudanças precisam ser feitas no sentido de se entender a importância de resgatar estes valores fundamentais para o bem – estar.

OBJETIVO GERAL

Reconhecer que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consiste apenas em ausência de doença ou enfermidade. A saúde mental constitui-se como parte indispensável da saúde geral, permitindo ao indivíduo o aproveitamento pleno de suas capacidades cognitivas, relacionais e afetivas. Certificando que o suporte familiar pode ser compreendido como manifestação de atenção, carinho, diálogo, liberdade, proximidade afetiva, autonomia e independência existente entre os integrantes da família.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Perceber a importância dos valores espirituais na formação do caráter do ser;
• Estabelecer relações familiares afetivas;
• Promover hábitos alimentares saudáveis que contribuam no desenvolvimento físico, mental e espiritual;
• Promover um dia saudável na escola.



METODOLOGIA

Após a apresentação e socialização do tema, levantamento de conhecimentos prévios das crianças e a interação do grupo, educador e educando, inicia-se portanto, as metodologias do projeto que direcionarão as atividades de áreas a serem trabalhadas de acordo com os conteúdos.


PROCEDIMENTOS

• Leitura compartilhada de um texto sobre saúde familiar, socializar o texto;

• Realizar uma palestra com um profissional da saúde para os alunos e a comunidade escolar; (cardiologista, nutricionista, personal trainner)

• Trabalhar com músicas relacionadas à saúde, sugestão: o sabão, eu gosto de frutas, por dentro e fora, cabeça, ombro, joelho e pé etc.;

• Confecção e concurso de música (paródia);

• Realizar um debate sobre mitos e verdades referentes à saúde (júri simulado);

• Estabelecer na semana um dia do lanche saudável na escola. Sugestão: frutas, água de coco, salada de frutas, lanches naturais;

• Convidar um membro da família para ensinar uma receita saudável, possibilitando que o docente posteriormente explore a interdisciplinaridade;


ATIVIDADES ESPECIFICAS

• Geografia: Estatísticas; as diferenças regionais em alimentação;
• Matemática: Economia familiar; (pesquisas, tabelas, graficos, debates, discussões);
• Inglês e Espanhol: Documentário em Power point;
• Artes: Reciclagem ;
• Ciências: Multimisturas e valores nutricionais;
• História: Influência da Mídia nos valores familiares. (debates, discussões, entrevistas,);
• Língua Portuguesa: Consumismo (produções textuais, debates, leituras e releituras);
• Religião: Dramatização;
• 4ª Série B: Confecção de um Jornal;
• Educação Infantil até 2º ano: Entrevista;


JARDIM I
• Convidar um dentista para fazer amostra sobre higiene bucal;
• Realizar no dia do lanche saudável um lanche coletivo em sala de aula;
• Convidar um membro da família para ensinar uma receita de lanche saudável (aos demais pais).


JARDIM II
• Convidar um dentista para fazer amostra sobre higiene bucal;
• Realizar um dia de lanche saudável com a turma;
• Convidar um membro da família para ensinar uma receita saudável.



1º Ano

• Convidar um profissional da saúde para uma palestra (dentista).
• Realizar um dia de lanche coletivo
• Convidar um membro da família para uma receita saudável.

2º Ano

2ª SÉRIE

3ª SÉRIE

4ª SÉRIE A

4ª SÉRIE B
•Confecção de um Jornal;


AVALIAÇÃO

Ao final do projeto depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, a avaliação dos alunos será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse, desenvolvimento, individual e coletivo, bem como o envolvimento da comunidade escolar.
A avaliação será realizada também de forma contínua e processual.


CULMINÂNCIA
Feira Cultural

REFERENCIAL TEÓRICO

A saúde física é fundamental para garantir o bem-estar mental e espiritual da criança, pois nos primeiros anos de vida é que o desenvolvimento físico determina como será a saúde na infância e futuramente na vida adulta, por isso é necessária uma atenção especial nessa fase, pois é aí que tudo começa. Para que a família esteja bem é necessário harmonizar corpo, mente e espírito.
O cuidado com o corpo e com a saúde física das crianças é tão importante quanto o cuidado espiritual e mental, e cabe aos pais, juntamente com a escola, esse papel de zelar e desenvolver a criança em todas as suas habilidades.

Pais e mestres assumem a responsabilidade de educar essas crianças, mas quão poucos dentre eles sentem o dever diante de Deus de conhecer o organismo físico, para que saibam como preservar a vida e a saúde dos que se acham sob seus cuidados. (White p.99).(CIC)

Além da saúde física, é fundamental o zelo pela saúde mental e espiritual, pois no contexto atual da sociedade existem várias ameaças identificadas nesse sentido, entre elas temos a internet, uma ferramenta que se mal usada pode trazer danos espirituais, mentais e físicos, pois o conteúdo acessado pode trazer informações e imagens que não são adequadas à educação e conteúdos que podem ser imorais e distorcidos, além dos prejuízos morais e espirituais, o excesso á frente do computador pode trazer dores e lesões na coluna, na visão afetando assim o desenvolvimento.

Os pais na maioria das vezes não têm acesso ao conteúdo que os filhos buscam na internet.

Uma pesquisa realizada pela empresa Módulo Security constatou que 46% dos pais sabem o que os seus filhos estão acessando na internet, 75% não têm nenhum controle sobre isso e 62% consideram que seus filhos tem direito a toda e qualquer informação que busquem na rede. (Ribeiro p. 70).

Assim sendo, entendemos que o papel fundamental tanto dos pais quanto da escola é o de preservar a saúde física, mental e espiritual das crianças e dos jovens, pois uma vez que o físico e o espírito estejam saudáveis tudo o mais também estará, e é importante que não só os filhos, mas tambem os pais devem ter uma vida saudável em todos os campos para poderem assim constituírem uma família saudável.



Referências
• White, Ellen G. 1827-1915.
• Dr. Lair Ribeiro
• Dr. Jorge Lordello
• Educando com amor e responsabilidade
• Cultura mental e espiritual
• Educação e saúde
• Educação no lar
• Que vão ler nossos filhos
• Crescimento Espiritual


Referencial teórico
Família e sociedade




ESCOLA ADVENTISTA DE TEIXEIRA DE FREITAS

28/04/10

Que, entre vos, não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo cujo coração, hoje, se desvie do Senhor, nosso Deus, e vá servir aos deuses destas nações; para que não haja entre vós raiz que produza ervas venenosa e amarga;

(Deuteronômio 29,18)

Senhores Pais,

Informamos que está perto da grande festa que será realizada em nossa escola. Já sabe qual é? Isso mesmo é o dia das queridas mães. Aguarde nosso convite.

Mas agora vamos falar do andamento escolar do seu filho. Teremos reunião com vocês pais para desenvolver metas que ajudarão seu filho nessa jornada escolar. No entanto dia 04/05/10 (terça feira), às 19hs:30min teremos reunião. Você não pode perder.

Atenciosamente,

Coordenação.