domingo, 7 de fevereiro de 2010

PROJETO DA I UNIDADE



ESCOLA ADVENTISTA DE TEIXEIRA DE FREITAS




PROJETO 2010





I Unidade


A FAMÍLIA





COMPROMISSO COM SEU FUTURO




APRESENTAÇÃO



O foco principal do projeto é apresentar o conceito histórico, social e bíblico da família no século XXI, levando os alunos a refletirem sobre a importância da família nesse contexto. Conscientizando-os da função de cada membro no ambiente familiar, de maneira que cada um obtenha uma nova visão da estrutura atual da mesma, no sentido de compreendê-la como uma instituição sólida e indispensável para o bom desenvolvimento humano. Entendendo também, que este desenvolvimento parte do conjunto escola - família, numa esfera global, em que ambos ofereçam subsídios para a conquista desse desenvolvimento, tão necessário para a geração atual e as futuras, pois o ambiente familiar precisa estar diretamente interligado com o ambiente escolar, sendo que os dois têm papel imprescindível para a formação do cidadão.







JUSTIFICATIVA



A importância desse se dá a partir da consciência do papel dialético entre a escola e a família, conduzindo os alunos ao entendimento da função social e educacional familiar, bem como identificá-la como um veículo socializador e repensar a respeito das conseqüências da nova estrutura da mesma que está se desenvolvendo no século XXI.







OBJETIVO GERAL



Resgatar os valores familiares, compreendendo a família como célula fundamental na formação do homem enquanto ser persona e cidadão, dentro de um novo contexto social, transmitindo valores essenciais da convivência civil, tais como: a dignidade da pessoa, a confiança mútua, o bom uso da liberdade, o diálogo, a solidariedade, a obediência e respeito à autoridade, os princípios morais, éticos e religiosos que nortearão a vida dos filhos e contribuirá para uma convivência notável no meio social, permitindo que eles se tornem autônomos e capazes de tomar suas próprias decisões dentro de um contexto diverso, impedindo que essa diversidade, venha desnortear os princípios familiares. Nesse sentido a família será a base em medida notável, nas escolhas dos indivíduos em muitos âmbitos: conquistas, carreira profissional, emprego do tempo livre, amizades e relações sociais em geral.







OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



Reconhecer a importância da família na formação do ser no século XXI; palestra psicóloga (Eleandra), empresário (Gilmar Guimarães), Pastor (Welington)



Perceber a família como célula fundamental da sociedade;




Repensar o papel socializador da família;



Repensar a função social de cada membro da família;




Conceber as novas estruturas familiares no contexto vigente.





METODOLOGIA



Após a apresentação e socialização do tema, levantamento de conhecimentos prévios das crianças e a interação do grupo, educador e educando, inicia-se portanto, as metodologias do projeto que direcionarão as atividades de áreas a serem trabalhadas de acordo com os conteúdos.





PROCEDIMENTOS



Seminario;


Apresentar o projeto, através de aula expositiva;


Leitura compartilhada de um texto sobre família, socializar o texto;


Filme sobre família. Sugestões: Adão e Eva, A felicidade não se compra, Procurando Nemo, A prova de fogo, Bella, o filme, A procura da felicidade, A vida é bela;


Trabalhar histórias em quadrinhos e literárias, fantoches e teatro , partindo do tema proposto;


Fazer um mural da família com fotos ou recortes, desenhos, mostrando as diversas estruturas familiares , ressaltando a importância do amor, respeito, perdão e solidariedade;


Confeccionar um livrinho com a linha do tempo da família, socializar em sala;


Em círculo explorar algumas características de cada família;


Convidar um membro da família para: contar uma história, ensinar uma música, receita, brincadeiras, ou falar sobre a profissão;


Trabalhar com músicas relacionadas à família. Sugestão: Se na família está Jesus, Família com Aline Barros, Utopia e Oração da família com o Pe. Zezinho;


Trabalhar com contos, através de discussões sobre o que é verdade e mito nos contos, refletindo os valores para a família;


Visita do professor à casa do aluno para interação reunindo-se para um momento de reflexão e oração com a família;


Realizar uma palestra na escola abordando o tema proposto;


Realizar um piquenique com os alunos e sua família, em uma fazenda, para um momento de socialização e diversão.





ATIVIDADES ESPECÍFICAS.



· Português


- Concurso de poesia com premiação.


- Elaboração de murais, pinturas.


- Dramatizações retratando situações do convívio familiar.




· História


- Analisar a evolução histórica da família (pesquisa, debates, entrevistas, desenhos livres, seminário)


- A família nas diversas sociedades;



Matemática


- Dados estatísticos do processo comportamental da família.




  • Inglês e Espanhol

- Apresentar estórias em quadrinhos com o tema proposto, em Inglês ou espanhol.


- Assistir o filme “Procurando o Nemo”, destacando as falas em que as relações familiares aparecem mais explícitas.


- Apresentar a música “ with Jesus in the family, happy, happy home”.



* Educação Física



- Filme – Família (family); direção de Leon de Aranoa; gênero: Comédia, família e drama.


- Elaboração de murais, pinturas, atividade interdisciplinar com língua portuguesa.


- Causas da obesidade familiar (essa atividade será ministrada a partir dos dados estatísticos do processo comportamental familiar da aula de matemática)



· Geografia, Religião e Ciências


- Pesquisa e debate sobre “Origens”, abordando as questões: De onde viemos? Para onde vamos?




· Religião



- Desenhos produzidos pelos alunos sobre o conceito de família descrito na Bíblia. (EXPOSIÇÃO NO PÁTIO)


- Dramatização da infância de Jesus dentro da sua família. (CAPELA)


- Produção teatral pelos alunos de como Deus idealizou a família do Céu e como idealizou a família da Terra; mostrar por esta produção teatral a origem das desarmonias e a solução, Jesus, para as famílias e os colegas. (CAPELA)


- Pesquisar para obter dados estatísticos do processo comportamental da família e apresentá-los em forma de jornal ou seminário. (CAPELA)



· Arte


- Fazer um texto com fantoches contando a história de sua família.


- Construir um mural contando a história da sua família sendo representado por fatos e desenhos, mostrando o equilíbrio que há na sua família.


- Poesia retratando a origem da família.


· Informática


- Norma de digitação




· Ciências


- Atividade Interdisciplinar Ciências e História: Dramatização “Nossa casa, nosso lar!” “A criação do homem e da mulher”... Apresentar as teorias sobre a estrutura familiar. Homem versus animal irracional (evolução) e Deus versus evolução(criação).


- Composição do solo: Fazer um boneco de argila simulando Adão sendo criado por Deus e descrever a evidência da composição do corpo humano relacionando pó da terra e ser vivo.


- Pesquisa e debate sobre “Origens”, abordando as questões: De onde viemos? Para onde vamos?







CULMINÂNCIA





Piquenique com a família na fazenda Cascata ou Amor e Cana


Tiro ao alvo


karaokê


Corrida de saco


Queimada


Cabo de guerra


Caça ao tesouro


Torta na cara


Ovo na colher


Produção artística livre


Corrida maluca


Cobra cega


Futebol em dupla


Estoura balão


Pau de cebo






AVALIAÇÃO



Ao final do projeto depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, a avaliação dos alunos será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse, desenvolvimento, individual e coletivo, bem como o envolvimento da comunidade escolar.


A avaliação será realizada também de forma contínua e processual.







REFERENCIAL TEÓRICO



A formação do caráter


Educação e caráter


Métodos de ensino


Comportamento


Relação entre vestuário e educação


A carreira profissional


Fé e oração


Crianças e jovens exigem nosso cuidado





O papel da educação no mundo hoje, é um papel novo e nunca foi tão difícil educar crianças e jovens num mundo que oferece tantos perigos e desafios. E cabe a família juntamente com a escola o papel de direcioná-los e prepará-los para essa nova realidade mundial. É necessário que a escola tenha um papel fundamental na orientação dos jovens, e para tanto além da preparação teórica é preciso que se tenha uma educação firme, no sentido de orientar o educando para suas futuras decisões frente a vida.


O jovem “durante a vida” encontra diversas paixões que podem desviá-lo do bom caminho de Deus, pois as tentações são muitas como afirma.


Quando o jovem sai ao mundo, para encontrar suas seduções ao pecado – a paixão por ganhar dinheiro, a paixão pelos divertimentos e contemporizações, a ostentação, o luxo, extravagâncias, engano, fraude, roubo e ruína – que ensinos encontrará ali. (White p.39)



O papel da educação no mundo hoje, é um papel novo e nunca foi tão difícil educar crianças e jovens num mundo que oferece tantos perigos e desafios. E cabe a família juntamente com a escola o papel de direcioná-los e prepará-los para essa nova realidade mundial. É necessário que a escola tenha um papel fundamental na orientação dos jovens, e para tanto além da preparação teórica é preciso que se tenha uma educação firme, no sentido de orientar o educando para suas futuras decisões frente a vida.


O jovem “durante a vida” encontra diversas paixões que podem desviá-lo do bom caminho de Deus, pois as tentações são muitas como afirma.


Quando o jovem sai ao mundo, para encontrar suas seduções ao pecado – a paixão por ganhar dinheiro, a paixão pelos divertimentos e contemporizações, a ostentação, o luxo, extravagâncias, engano, fraude, roubo e ruína – que ensinos encontrará ali. (White p.39)





REFERÊNCIAS



. White, Ellen G. 1827-1915.


. Educação: um modelo de ensino integral


. Conselhos aos Pais, professores e estudantes


. Princípios e métodos da prática educacional


. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - Augusto Cury