domingo, 7 de fevereiro de 2010

CONTEÚDOS DA I UNIDADE



CONTEÚDO – 1ª UNIDADE

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: ROSE


5ª SÉRIE

• Alfabeto . P 13,34.
• Saudações . P.7,9,26,107
• Pronomes pessoais.
• Verbo “to be” – Forma afirmativa
• Pronomes possessivos “my” e “your”,P.10
• Diferença entre o inglês britânico e o americano. P.11.
• Números de 0 – 20 . P 15,109.
• Dados pessoais ( nome,endereço, etc) P.13,23,109,110.
• Vocabulário: membros da família. P.25
• Textos bíblicos para estudo: Salmo 75:1, Salmo: 133;1



6ªSÉRIE

  • Texto: “When is the birthday party?” P.6.
  • Palavras interrogativas “When,where, who, what”. P. 6,7,113.
  • Modal: “Can” e “Can’t”. P. 8,9,10,15.
  • Vocabulário: Instrumentos musicais.. P.9 e 113.
  • Texto “ Happy birthday to you” P,13.
  • “Present contínuos tense”. P 18,19,20,21,22,23,114,115.
  • Vocabulário: Instrumentos musicais e membros da família. P.9 , 18 e 113.
  • Textos bíblicos para estudo: Prov. 16:23, Salmo: 4:8


7ª SÉRIE

Texto: Where are you from?”.

  • Bandeiras, países e línguas. P 8,9,11,27,28,119,120.
  • Verbo “to be” – forma afirmativa, negativa e respostas curtas). P.10.
  • Texto “ The world of shoes. P 13.
  • Verbos regulares e irregulares no Passado. P. 16,17,18,22,

23,24,122,123,123,124.

Textos bíblicos: Números 30: 1,

Salmo: 139: 1, 4 e 5.

8ª SÉRIE

  • Texto: “ Where will you be in tem years?” P. 6 e 7.
  • Profissões. P 8,121.
  • Futuro “ Will” e ”Going to” P. 11,12,13,14,15,16,122,123.
  • Texto: “ Random Acts of kindness”. P.18.
  • “Past continuous tense”, 19,20,23,125.
  • “When/While (quando/enquanto). P.22,126.
  • “Object pronouns” P. 24,125.
  • Textos Bíblicos para estudo: Apoc 21: 4, Sal 91: 12 e 13.

ESPANHOL

CONTEÚDO - 1ª UNIDADE

5ª SÉRIE

  • Alfabeto;
  • Saudações;
  • Palavras interrogativas e exclamativas;
  • Vocabulário: membros da família;
  • Números de 0 – 20.
  • Salm 128: 1-4.

6ªSÉRIE

  • Verbos irregulares – presente do indicativo.
  • Vocabulário: Instrumentos musicais e partes da casa.
  • Acentuação.
  • Preposições
  • Textos bíblico: Salmo: 31:1, Salmo 31:23. Isaías 53:4

7ªSÉRIE

  • Verbos regulares e irregulares no pretérito perfeito do indicativo ( ser, ter, morrer, sentir dormir);
  • Falsos cognatos;
  • Discurso direto e indireto;
  • Particípio;
  • Comparativos.
  • Texto bíblico: Salm: 20:24

8ªSÉRIE

  • Verbos irregulares no pretérito imperfeito do subjuntivo;
  • “Verbos de Cambio”;
  • Demonstrativos;
  • Recursos comunicativos (Desenhos animados).
  • Texto bíblico: Ezequiel 18:4

PROFESSOR: José Reis

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA:

5ª SÉRIE A E B

· Origem dos números ( historia da matemática)

· Números e numerais

· Sequencia e padrão

· Teoria dos números

· Operações com conjuntos

· Sistema de numeração romana e decimal

· Sistema binário de numeração

· Subconjuntos de IN

· Subconjuntos de dados por propriedades

· Operação com números naturais

· Propriedades da adição, subtração, multiplicação e divisão

· Expressões numéricas

· Potenciação e radiciação

SÉRIE

· Numerais decimais

· Numerais fracionários

· Unidade de medida de massa

· Unidade de medida de capacidade

· Unidade de medida de volume

· Unidade de medida de comprimento

· Propriedade da potenciação

· Introdução ao estudo do ângulo

· Problemas

· Teoria de conjuntos

· Medidas de tempo

· Perímetro de polígono

· Definição de triângulos e quadrilátero

· Circunferência

· Área de figuras planas

7ª SÉRIE

· Ângulos

· Triângulos

· Equação e inequação do 1° grau

· Problemas de equação do 1° grau

· Sistema de equação do 1° grau

· Regras de três simples e composta

· Sistema de cartesiano

· Teoria de conjuntos

· Introdução ao estudo de estática

· Segmento

· Retas coplamares

· Monômios

8ª SÉRIE

· Numeração decimal

· Frações

· Sistema de equação do 1° grau

· Plano cartesiano

· Potenciação

· Razão

· Proporção

· Regra de três simples e compostas

· Ângulos e triângulos

· Área de uma figura plana

· Juros simples

· Sistema cartesiano

PROFESSORA: DULCILENE ALMEIDAS

5ª SÉRIE

· O começo do pecado na terra.

· Um contraste entre a vida de Caim e Abel.

· O dilúvio

· Abraão e sua amizade com Deus.

· Jacó e as conseqüências da mentira.

6ª SÉRIE

· O nascimento de Jesus.

· A fase de crescimento.

· O batismo de Jesus.

· A tentação de Jesus.

· A escolha dos discípulos de Jesus.

7ª SÉRIE

· Ambiente perfeito.

· Rebelde em sua causa (surgimento do pecado com Lúcifer)

· A criação do planeta Terra.

· Brincando com fogo (o pecado entra no mundo)

· A morte que traz a vida (a promessa do sacrifício redentor)

8ª SÉRIE

· Traindo um amigo (o pecado)

· Dores que curam (a culpa)

· Manobra ( arrependimento)

· Ódio nunca mais (o perdão)

· Os recém nascidos de Deus (transformação)

PROFESSORA: MARIA GORETE

6ª A 8ª SÉRIE

PROJETO TEMÁTICO: CONCEITO DE FAMILIA

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

I UNIDADE - 5ª SÉRIE

*Supermãe – Ziraldo -9

*Leitura silenciosa -9

*Compreensão de texto -9

*Leitura expressiva I e II -12

*Uso da língua:

*Palavras Parônimas -17

*Substantivo: Aumentativo e Diminutivos -17

*Calvin e Harold – Bill Waterson -19

*Estudo do vocabulário-20

*Compreensão de texto -20

*Origem da escrita

*Alfabeto da língua portuguesa-21

*Classificação quanto ao n° de sílabas -27

Sou sua mãe, não sou sua empregada – Anna Mariana -28.

*Usos da língua I:

-Adequação das palavras -30

-Substantivo e adjetivos -32

-Pontuação e recursos de expressão -34

*Leitura crítica -37

*Usos da língua II:

-Sinônimos e antônimos -40

É isso aí! – Chandeli -44

*Leitura crítica -47

*Usos da língua I:

-Emprego das aspas-48

-Adjetivo-48

*Produção textual:

-Opinião -49

*Usos da língua II:

-Classificação dos substantivos- 50

Superpai – Ziraldo -52

Compreensão do texto-53

*Leitura comparativa-55

*Usos da língua I:

-Emprego do ponto de exclamação -55

-Narrativa -56

-Cartum -57

*Usos da língua II:

-Tipos de frases -58

-Emprego do artigo -58

-Contração e combinação dos artigos e preposições -59

-Adjetivos e locuções adjetivas -60

-Revisão: substantivos, adjetivos e locuções adjetivas -61.

A gente somos inútil – Parti I – Aida Veiga -64 e 66

*Leitura silenciosa -66

*Produção de texto -67

-Página de agenda -67

A gente somos inútil – Parte II – Aida Veiga -68

*Leitura crítica 70

*Usos da língua I:

-Emprego das Aspas: Fixação -70

*Mantenha essa boca fechada -71

*Compreensão do texto -72

*Produção textual

-Cartaz- 73

*Usos da língua

-Fonema -74

-Classificação dos fonemas: vogais, semivogais, consoantes -74

O regimento interno da família – Moacyr Scliar -77

*Leitura crítica -79

*Produção textual -80

Usos da língua I:

-Numerais -80

-Integração com matemática -81

-Classificação dos numerais -82

-Numerais coletivos, concordância, ortografia -82.

SÉRIE

Quem tem medo de ridículo? – Ruth Rocha -10

*Estudo do vocabulário -12

*Leitura crítica -13

*Usos da língua -15

-Substantivo: flexão de grau (revisão) -15

-Formas de expressar o grau do substantivo -16

O diário da misteriosa menina – Liliana lacocca - 17

*Compreensão do texto -18

*Leitura crítica -18

*Produção textual: mudança de narrador-19

Usos da língua: pronome e coesão textual -20

O diário – Daniel Defoe -21

*Compreensão do texto -24

*Produção textual: Diário -25

*Usos da língua:

-Empregos dos pronomes -27

-Pronomes pessoais: como usar -28

-Pronomes possessivos: como usar -30

Joana D’Arc. – Dorothy Eaton. -32

*Compreensão do texto -33

*Estudo do vocabulário -34

*Leitura crítica: Discussão -34

*Produção textual: biografia -34

Usos da língua I -35

-Ponto de exclamação e efeito de sentido-35

-Quando usar o ponto de exclamação -36

*Usos da língua II: adjetivo e produção de sentido -37

Você tem medo? Afugente-o – Mike Jones -38

*Estudo do vocabulário -41

*Produção textual: crônica -42

*Usos da língua: pronomes de tratamento -43

O galo e a raposa – Esopo -45

*Estudo do vocabulário -46

*Produção textual: fábula moderna -47

*Usos da língua: pronomes de tratamento -48

Você tem medo de quê? – “Veja”

*Leitura crítica -52

*Produção textual: exposição oral -53

*Usos da língua: Morfemas – radicais gregos e latinos -54

Ame – Milton Cezar -56

*Leitura comparativa -57

*Leitura expressiva -59

*Produção textual: artigo (nota científica). -59

Daiane dos Santos -60

*Compreensão do texto -61

*Leitura crítica -61

*Usos da língua: neologismos -62

*Produção textual: fotografia -63

Mulher – Milton César -64

*Estudo dos vocabulários -66

*Usos da língua: pontuação, nível de expressão e significado. -67

*Produção textual: descrição de foto -68

7ª SÉRIE

A meteorologia – EKO -10

*Compreensão do texto -12

*Estudo do vocabulário -14

*Produção textual: anúncio publicitário -20

*Usos da língua: revisão morfossintática -21

Como ler um mapa – EKO -25

*Compreensão do texto -28

*Leitura crítica -30

Produção textual: mapa turístico -30

*Usos da língua: emprego dos verbos TER, HAVER e EXISTIR/coesão textual -31

Papeizinhos em sentido – Cláudia Trevizan -33

*Estudo do vocabulário -36

*Leitura expressiva -36

*Leitura crítica -37

*Produção textual: depoimento -37

*Usos da língua: formação do imperativo -38

A linguagem dos códigos – André Luís -43

*Compreensão do texto -47

*Estudo do vocabulário -48

*Leitura crítica -48

*Produção textual: mensagem enigmática -49

Com mil e uma utilidades – Francicarlos Diniz -50

*Compreensão do texto -53

*Estudo do vocabulário -54

Só porqu_ _ stá faltando uma l_tra – AACD -57

*Compreensão do texto -58

*Leitura crítica -59

*Produção textual: convite/cartão -59

*Usos da língua: coesão textual -60

Firme, vô? -63

*Leitura expressiva -65

*leitura comparativa -66

*Produção textual: tirinha -66

Introdução – Leonardo da Vinci e seu supercérebro -67

*Compreensão do texto -70

*Estudo do vocabulário -74

*Leitura expressiva -75

*Leitura crítica -75

*Leitura comparativa -76

*Produção textual: introdução de livro -77

*Usos da língua: complemento nominal -78

Sorria! – Leonardo da Vinci e seu supercérebro -80

*Compreensão do texto -82

*Estudo do vocabulário -84

*Leitura crítica -85

*Leitura comparativa -85

8ª SÉRIE

Um dia de vida normal – Frank Fourier -10

*Leitura e compreensão de texto. -12

*Produção textual: exposição de fotografias. -15

*Usos da língua:

-sintaxe -17

-período simples -17

Surdo-mudo: apague essa idéia - Sueli Fernandes -34

*Leitura expressiva -36

*Estudo do vocabulário -37

*Produção textual: falas com HQ -39

*Usos da língua:

Revisão do período simples -41

Produção textual:

* resumo -41

Monumento à mãe preta- 43

*Leitura crítica -46

* produção textual:

_Regras de jogo -48

*Usos da língua:

_período simples -50

_termos coordenados e subordinados -50

Craque de papel- -54

*Compreensão do texto -55

*Estudo do vocabulário -55

*Produção textual:

_textualidade e coesão -57

*Usos da língua:

_período composto -59

_coordenação -59

_subordinação -59

A dama das piscinas - Maria Lenk

*Estudo do vocabulário -70

*Produção textual:

*resumo e reordenação de fatos -75

Usos da língua:

* orações subordinadas substantivas -77

*Persépolis-A história em quadrinhos - Érico Assis -86

* Leitura crítica -91

_ resenha -92

Usos da língua;

* Orações substantivas reduzidas -94

PROFESSORA: QUÊNIA SANTOS

PROJETO TEMÁTICO: CONCEITO DE FAMÍLIA

DISCIPLINA: ARTES

I UNIDADE – 5ª SÉRIE

* Cores: Quentes e frias- primárias e secundárias-monocromia e policromia.Caderno.

O uso do lápis de cor. Caderno

Confecção de tinta.Atividade xerocopiada.

Ponto e linha.Caderno.

6ª SÉRIE

As cores. Caderno

Desenho.Caderno

Sombra e luz.Folha xerocopiada.

História da Arte. Caderno

A arte abstrata.Caderno.

7ª SÉRIE

As cores (primárias e secundárias-frias quentes-complementares e análogas) caderno.

Desenho Folha xerocopiada.

Textura. Folha.

História da arte.Caderno.

Op arte

*Perpendiculares

*Paralelas

*Ângulos. Caderno.

8ª SÉRIE

As cores (primárias e secundárias-frias quentes-complementares e análogas) caderno.

Grafite. Caderno

Logotipo.Caderno

Performance e instalação.Caderno

PROFESSORA: VILMA MOTA SILVA BRITO

PROJETO TEMÁTICO: CONCEITO DE FAMILIA

I UNIDADE - CIÊNCIAS

SÉRIE: 5ª ( A e B)

ü O que é ciências. Pág. 10

ü Como se faz ciências. Pág. 18

ü Origens. Pág. 28

ü Do que são feitas as coisas Pág. 38

ü Modificações na natureza. Pág. 48

ü Os diferentes ambientes da terra. Pág. 57

ü O estudo do universo. Pág. 65

ü A conquista do espaço. Pág. 75

ü O Sistema solar. Pag.88

6ª SÉRIE

ü O seu lugar no ambiente. Pag. 10

ü Características dos seres vivos. Pag.18

ü Difícil convivência. Pag. 29

ü Os grandes ecossistemas brasileiros e a conservação Ambiental. Pag. 50

ü Um jeito de se virar no ambiente. Pag.67

ü Regularidades e seres vivos. Pag. 78

ü Energia para a vida e tecnologias. Pag. 86

ü Energia elétrica e sociedade. Pag. 91

SÉRIE:7ª

ü Eu ser humano. Pag.10

ü O estudo das células. Pag. Tecidos para todo corpo. Pag. 46

ü Sistema digestivo. Pag. 60

ü Sistema respiratório e sistema urinário. Pag. 80

ü Sistema circulatório. Pag. 92

SÉRIE: 8ª

ü Ciências fatos e idéias. Pag. 10

ü A ciência explica tudo? Pag. 18

ü Sistemas de medidas e nossos sentidos. Pag. 121.

ü Estudos dos movimentos. Pag.138

PROFESSOR: VICTOR SANTOS NUNES

PROJETO TEMÁTICO: CONCEITO DE FAMÍLIA

I UNIDADE

EDUCAÇÃO FÍSICA - FUNDAMENTAL II

6ª A 8ª SÉRIE

Esporte escolar → o que é? Para que serve?

Fundamento dos esportes escolares

Técnicas efetivas de jogos:

- Futebol

- Basquete

- Queimada

- Handebol

- Vôlei

Jogos recreativos

Preparação para jogos de interclasse

Recreação na piscina

Elaboração de murais, pinturas (Atividade do projeto interdisciplinar com português)

INFORMÁTICA

PROFESSOR: DOUGLAS SANTANA

5ª A 8ª SÉRIE

• Apresentação do Plano de Curso.

• Inicializando o computador e recebendo as primeiras instruções.

• Apresentação do Curso de Operador de Microcomputador.

• Execução da primeira lição do Curso de Datilografia.

• Apresentação e organização do Windows.

• A tela inicial do Windows.

• Dimensionando e movendo Janelas do Windows.

• Executando um programa no Windows.

• Exercício Prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Acessórios do Windows.

• Executando um aplicativo no Windows.

• Exercício Prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Windows Explorer e suas aplicações.

• Compartilhando pastas e arquivos na rede.

• Aprendendo a usar um compactador de arquivos.

• Exercício prático dos temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Estudando o Vírus de computador e Spayware.

• Aprendendo a utilizar um Antivírus e Antispayware.

• Painel de Controle e suas aplicações.

• Exercício prático sobre o tema estudado.

• Exercício de Datilografia.

• O que é a Internet? E Quais seus services?

• Internet Explorer e outros navegadores.

• Criando um e-mail e aprendendo a usar os seus recursos.

• Exercício prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Pesquisando na Internet.

• MSN, Spype e Orkut.

• Exercício prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.


• Apresentação do Plano de Curso.

• Inicializando o computador e recebendo as primeiras instruções.

• Apresentação do Curso de Operador de Microcomputador.

• Execução da primeira lição do Curso de Datilografia.

• Apresentação e organização do Windows.

• A tela inicial do Windows.

• Dimensionando e movendo Janelas do Windows.

• Executando um programa no Windows.

• Exercício Prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Acessórios do Windows.

• Executando um aplicativo no Windows.

• Exercício Prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Windows Explorer e suas aplicações.

• Compartilhando pastas e arquivos na rede.

• Aprendendo a usar um compactador de arquivos.

• Exercício prático dos temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Estudando o Vírus de computador e Spayware.

• Aprendendo a utilizar um Antivírus e Antispayware.

• Painel de Controle e suas aplicações.

• Exercício prático sobre o tema estudado.

• Exercício de Datilografia.

• O que é a Internet? E Quais seus services?

• Internet Explorer e outros navegadores.

• Criando um e-mail e aprendendo a usar os seus recursos.

• Exercício prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.

• Pesquisando na Internet.

• MSN, Spype e Orkut.

• Exercício prático sobre os temas estudados.

• Exercício de Datilografia.