terça-feira, 24 de agosto de 2010

PROJETO III UNIDADE

ESCOLA ADVENTISTA DE TEIXEIRA DE FREITAS


PROJETO 2010

III Unidade

FAMÍLIA E SOCIEDADE


APRESENTAÇÃO:
O foco central desse projeto é mostrar que família e escola estão intrinsecamente inseridas num contexto social, político e ético, e que cada indivíduo deve pautar as suas atitudes nas boas escolhas, na preservação do bom caráter, na honestidade e no bom senso.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto justifica-se à medida que percebemos a necessidade de inserir família e sociedade num contexto ético que preze as boas relações e atitudes, em um anseio de promover uma sociedade mais justa e igualitária, onde o aluno consiga construir com sucesso sua própria identidade, a partir de valores formadores de uma boa sociedade.

OBJETIVO GERAL
Fortalecer a família como centro do discipulado, reconhecendo que a mesma foi estabelecida por criação divina como a instituição humana fundamental, sendo o principal ambiente em que são apresentados valores e desenvolvida a capacidade para íntimos relacionamentos com Deus e com outros seres humanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Promover diálogo entre os membros da família;
• Conscientizar a respeito dos bons hábitos;
• Repensar o tempo que as crianças ficam “ligadas” nos games, nos programas de TV, nos jogos da Internet;

METODOLOGIA
Após a apresentação e socialização do tema, levantamento de conhecimentos prévios das crianças e a interação do grupo, educador e educando, iniciam-se, portanto, as metodologias do projeto que direcionarão as atividades de áreas a serem trabalhadas de acordo com os conteúdos.
ATIVIDADES ESPECÍFICAS
• Leitura compartilhada de textos sobre família, socializar o texto;
• Convidar um advogado ou promotor (Ramiro Guedes) para falar sobre ética na política;
• Criar paródias referentes à política;
• Realizar um debate onde alunos simularão serem candidatos políticos e defenderão suas propostas;
• Confeccionar uma urna ou em parceria com TRE para simular uma eleição política;
• Propor para família férias do barulho: um dia sem televisão, som e computador;
• Realizar palestra para a família, sobre violência física, verbal ou psicológica;
• Realizar uma oficina de talentos diversos na escola (pais serão convidados para direcionar a oficina, onde demonstrarão suas habilidades).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.

• Matemática, Língua Portuguesa, Educação física e História: Dia dos pais. (Momento recreativo com professores, pais e filhos)

• História, Ciências e Artes: Perceber os conflitos existentes entre os valores familiares e os diversos valores inseridos na sociedade (Filmes, produções textuais, entrevistas)

• Atividades de Geografia para esse projeto, junto às turmas de fundamental II, 5ª A e B, pesquisa e debate sobre processo de

eleição brasileiro, 6ª e 7ª séries produção de vídeo sobre eleição no Brasil para ser apresentado no dia da eleição que será realizada na escola como tema “Qual a função dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, 8ª serie saída pedagógica para a câmara municipal, assistir um dia de sessão.

• Inglês e Espanhol: Filme Spanglish

• Artes: cartazes, santinho, panfletos;

• Português: Discurso para o comício;

• Religião: Dramatização sobre honestidade (Zaqueu)

AVALIAÇÃO

Ao final do projeto depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, a avaliação dos alunos será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse, desenvolvimento, individual e coletivo, bem como o envolvimento da comunidade escolar.
A avaliação será realizada também de forma contínua e processual.

REFERENCIAL TEÓRICO
• Crianças e Jovens exigem nossos cuidados
• Cooperação entre o lar e a escola
• A escola e o lar
• Parâmetros Curriculares Nacionais

Ao abordar o tema família e sociedade, nos remetemos a pensar na educação de crianças e jovens e em como prepará-los para integrar a sociedade de forma positiva, uma vez que a sociedade está em constante mudança e as famílias com novas configurações. A partir dessa nova estrutura, o desafio de orientar, e educar se torna ainda mais difícil, e é necessário a compreensão e o entendimento dos pais e da escola para com os filhos ou alunos, pois além de enfrentar uma sociedade que se modifica diariamente, tanto as crianças quanto os adolescentes também estão descobrindo e conhecendo todos os dias realidades novas e tentando compreendê-las, e é este o papel tanto da família quanto da escola o de orientar seus jovens, tendo habilidade de corrigi-los e educá-los, sem julgamentos e sem culpas, mas mostrando no cotidiano as conseqüências de seus erros e dos seus acertos.
É um trabalho árduo, mas que se realizado em cooperação entre a escola e a família, o jovem se sentirá assistido, amparado e menos suscetível a erros e conseqüentemente responsável pela construção de uma sociedade mais justa e digna.
A idéia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno, corresponde a um valor moral. Segundo esse valor, a pergunta de como agir perante os outros recebe uma resposta precisa: agir sempre de modo a respeitar a dignidade, sem humilhações ou discriminação. (PCN, p.57).
A participação da família e da escola na educação de crianças e jovens é de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, onde tanto famílias tradicionais como as famílias configuradas a partir de novas estruturas, encontrarão espaços para educar e orientar as crianças e os jovens para o convívio numa sociedade mais sadia e melhor.

Referências Bibliográficas
White, ELLEN GOLD – Conselhos aos pais, professores e estudantes – Tatuí – 2008.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais – Brasília – 1998.