quinta-feira, 22 de julho de 2010

LÍNGUA PORTUGUESA-CONTEÚDO DA III UNIDADE

CONTEÚDO DA 5ª SÉRIE -III UNIDADE

Texto A: quantas palavras você disse hoje?
*leitura silenciosa
*estudo do vocabulário
*produção textual: resumo
Texto B: Sinal fechado
*Leitura Silenciosa
*Compreensão do Texto
*Leitura Expressiva
Texto A: Eloqüência
*Leitura Silenciosa
*Compreensão do Texto
Texto B: Eloqüência singular
*Leitura Expressiva
*Leitura Comparativa
*Usos da Língua
Texto A: Comunicação
*Leitura silenciosa
*Estudo do Vocabulário
*Compreensão do texto
*Emprego do modo indicativo
*Tempos verbais Compostos
*Pontuação
*Acentuação Gráfica
Texto B: Café
*Leitura silenciosa
*Produção de texto
*Usos da língua I
*Usos da língua II
Texto A: Intranet familiar
*usos da língua I:Verbos
*Produção de textual: Cartum
*usos da língua II: Sufixo “eza”
Texto B:
*usos da língua
- Variedades
lingüísticas
- Acentuação gráfica
Texto C:
*Leitura Comparada
Texto A: Circuito Diário
*usos da língua: Substantivo
*Compreensão do texto
*Produção de texto
Texto B: Um robô doméstico
*Produção textual: Diário
*Usos da língua: verbos regulares


CONTEÚDO DA 6ª SÉRIE - III UNIDADE

Texto A: Os excluídos
Leitura comparativa I e II
*Leitura crítica
*Produção textual
*Usos da língua I e II
Texto B: De onde vêm os sobrenomes dos brasileiros
*Estudo do vocabulário
* Leitura Expressiva
Texto A: Ritual da moça
*Leitura crítica
*produção textual
Texto B: Sertaneja pisando arroz
*Produção textual
Texto A: Palmeiras
*Leitura comparativa
*Leitura crítica
Texto B: Planta também tem família
*Leitura comparativa
*Leitura crítica
Texto C: Salvador sem você
*Compreensão do texto
*Usos da língua
Texto A: Cultura
*Leitura expressiva
*Estudo do vocabulário
*Produção textual
Texto B: Heitor Villa-lobos
*Estudo do vocabulário
*Compreensão do texto
*Produção textual
Texto A: Lagoa das piaparas
*Leitura expressiva
*Compreensão do texto
Texto B: As boas almas
*Estudo do vocabulário
*Leitura crítica
*Leitura crítica
*Leitura comparativa


CONTEÚDO DA 7ª SÉRIE - III UNIDADE

Texto A: Violência entre quatro paredes
*Estudo do vocabulário
*Produção textual
Texto B: Feitores castigando negros
*Compreensão do texto
*Leitura comparativa
Texto C: Jessé Owens
*Leitura crítica
*A função da vírgula
*Estilo da textualidade das idéias
Texto A: Um desastre
Usos da língua
*coesão textual
Texto B: Toc, toc, toc.
*Estudo do vocabulário
*Leitura crítica
*Leitura comparativa
Texto A: Portinari e menino João Hélio juntos contra a violência
*Compreensão do texto
*Produção textual
Texto B: Mitos e fatos sobre violência doméstica
*Compreensão do texto
*Produção textual
Texto A: Eu tenho um sonho
*Compreensão do texto
*Leitora expressiva
*usos da língua
Texto B: Um selo contra o racismo chego
*Estudo vocabulário
*Produção textual
Texto C: Carta aberta à população
*Leitura critica
*Produção textual

CONTEÚDO DA 8ª SÉRIE - III UNIDADE

Texto1: Economize o planeta
*Compreensão do texto
*Produção de texto: debate oral
*Interpretação crítica
*Concordância verbal
Texto2: Vida longa ao planeta terra
*Estudo do vocabulário
*Concordância nominal
Texto1: Economize o planeta
*Compreensão do texto
*Produção de texto: debate oral
*Interpretação crítica
*Concordância verbal
Texto2: Vida longa ao planeta terra
*Estudo do vocabulário
*Concordância nominal
Texto1: Economize o planeta
*Compreensão do texto
*Produção de texto: debate oral
*Interpretação crítica
*Concordância verbal
Texto2: Vida longa ao planeta terra
*Estudo do vocabulário
*Concordância nominal
Texto A: A outra margem do rio
*Interpretação crítica e Comparativa
*Concordância ideológica
Texto B: Ela virou a mesa – Nina Lopes
*Compreensão do texto
*Produção textual: como introduzir um texto
Texto A: Atenção ao mercado de trabalho
*Modismo e pleonasmos
Texto B:Como escolher?
*Produção de texto
*Interpretação crítica
Texto A: Como mudar o mundo
*Explorando a linguagem
*Interpretação crítica
*Produção de texto
Texto A: Suplementar
*Compreensão de texto
*Produção de texto
*Exploração de texto
Usos da língua:
*Palavras abrangentes e adequação vocabular