domingo, 9 de maio de 2010

PORTUGUÊS -CONTEÚDOS DA 2ª UNIDADE

II UNIDADE – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

5ª A e B
Vanderlei Cordeiro de Lima – Vários autores
*Leitura crítica
*Produção textual: Paráfrase
Lição – Terezinha Hueb de Menezes
*Estudo do vocabulário: Sentido próprio e figurado
*Leitura expressiva
*Compreensão do texto
-Reprodução de narrativa
-Reprodução Oral de narrativa
Usos da língua I:
-Pontuação
-Advérbios e locuções adverbiais
Calvin e Haroldo – Bill Watterson
*Leitura silenciosa
*Compreensão do texto
*Produção textual
*Usos da língua I
-Pronomes pessoais
-Pronomes possessivos
-Pronomes de tratamento
Uma juventude saudável – Vicente Paulo
*Estudo do vocabulário
*Compreensão do texto
Usos da língua
Tonicidade e acentuação
Alex rumo ao sol – Parte I – Lourdes Gonçalves
*Leitura silenciosa
-Compreensão do texto
*Usos da linguagem
-Pronomes demonstrativos
Alex rumo ao sol – Parte II – Lourdes Gonçalves
*Produção textual: Foco narrativo
*Usos da língua:Pronomes indefinidos
Foi assim – Luís Camargo
*Leitura crítica
*Produção textual
-Narrativa com recursos de efeito
*Leitura expressiva e comparativa
-Emprego de para/pára
Negócio de menino com menina – Ivan Ângelo
*Estudo do vocabulário
*Compreensão do texto
*Produção textual: Script Para Dramatização
*Usos da língua
-Acentuação gráfica
-Pronomes interrogativos
*Pronomes possessivos
Vitória – Carlos Queir
*Leitura crítica
*Produção de texto: Autobiografia
Usos da língua
-Acentuação gráfica: tem, têm, vem, vêm
-Pronomes relativos


6ª SÉRIE
O que eles fazem com o dinheiro – “Exame”
*Produção textual: resenha
*Usos da língua
-Homonímia e contextualização
-Acentuação gráfica
O abismo do consumismo – Tribo de Jah
*Compreensão do texto
*Leitura crítica
*Leitura comparativa
*Produção textual:
Caixa eletrônico também erra – “Veja”
*Compreensão do texto
*Usos da língua
-Emprego do modo imperativo
-Numeral e significação
*Produção textual: manual
Criança não é brincadeira – Gilberto Dimenstein
*Estudo do vocabulário
*Leitura crítica
*Produção textual: debate
*Usos da língua
-Z ou S – qual das duas letras?
_A hora do exercício
O problema não é comprar – “Veja para jovens”
*Compreensão do texto
*Estudo do vocabulário
*Leitura expressiva
*Produção textual: entrevista
*Usos da língua
-Frase de oração
-Manifesto da frase
-O argumento dos verbos
-Frase nominal
Cordel do consumidor – Odila Scwingel
*Leitura comparativa
*Leitura crítica
*Produção textual: repente
*Usos da língua: pontuação
Hagar – Dick Browne
*Compreensão do texto
*Leitura expressiva
*Leitura crítica
*Produção textual: adaptação de obras
Uma pergunta e o ponto de interrogação – José de Alencar
*Usos da língua
-Ponto de interrogação
-Palavras estrangeiras são estranhas
Novos usos para velhos conhecidos – “Veja”
*Compreensão do texto
*Usos da língua: a função da vírgula
*Produção textual: orientação
A rainha da classe média – Ruth Costas
*Estudo do vocabulário
*Leitura crítica
*Usos da língua: sujeito e predicado
Felicidade na prateleira – Ana Paula
*Usos da língua I: adjuntos adnominais
*Produção textual: orientação psicológica
*Usos da língua II
-Tipos de sujeito
-O sujeito e a produção textual
Se eu tivesse dinheiro – Gusgi e Alicar
*Compreensão do texto
*Produção textual: transcrição de falas
Maria Antonieta – Dinho Ouro
*Compreensão do texto
*Leitura crítica
*Produção textual: exposição oral

7ª série
Achamos culinários do Egito – Guta Chaves
*Compreensão do texto
*Estudo do vocabulário
*Produção textual: receita
Como cozinham a comida – Hans Staden
*Compreensão do texto
*Estudo do vocabulário
*Leitura crítica
*Usos da língua: vozes verbais I
Atirar a primeira pedra? – Márcio Cotrim
*Estudo vocabulário
*Leitura crítica
*Produção textual: exposição oral
*Usos da língua: vozes verbais II
O inferno em vida – Monteiro Lobato
*Estudo do vocabulário
*Produção textual: atualização de anúncio publicitário
*Leitura expressiva
A família dó ré mi – Márcio Cotrim
*Compreensão do texto
*Leitura expressiva
*Leitura crítica
*Leitura comparativa
*Usos da língua: formação dos tempos compostos
O silêncio do cantor – Joubert Gontijo
*Compreensão do texto
*Produção textual: letra de música
*Usos da língua: formas verbais compostas
Jogos infantis – Peter Bruegel
*Compreensão do texto
*Leitura crítica
*Produção textual: ilustração
Brincando no passado – Maristela Tesseroli
*Compreensão do texto
*Estudo do vocabulário
*Leitura crítica
*Produção textual: exposição de objetos
*Usos da língua: verbos irregulares
O rio como testemunha – Revista e
*Compreensão do texto
*Leitura crítica
*Leitura comparativa
*Usos da língua: vozes verbais III
Apaixonados cuspiam no chão para impressionar donzelas – Danilo Ribeiro
*Estudo do vocabulário
*Compreensão do texto
*Leitura crítica
*Usos da língua: verbos SER e FAZER

8ª série
Texto A: Meninos x Meninas – Sônia Rigoli Santos
*compreensão do texto
*leitura crítica
*produção textual: orientação amorosa para jovens
*uso da língua:
- orações subordinadas adverbiais 1
Texto B: O beijo dos jovens – Carlos Drummond de Andrade
*compreensão do
texto
*leitura crítica
*produção textual:
- carta opinativa
Usos da língua:
- emprego da vírgula nas orações adverbiais
*texto A: Honrar pai e mãe – Lya Luft
*compreensão de texto
*leitura crítica
Produção textual: Artigo de opinião
*usos da língua:
- orações subordinadas adverbiais 2
Texto B: A pressa é inimiga da percepção – Susan Andrews
*compreensão do texto
*leitura expressiva
*leitura crítica
*produção textual: Drama
*usos da língua
-valores semânticos do “como”
Texto A: A mulher inteligente sabe que... – Steven Carter e Julia Sokol
*compreensão do texto
*produção textual: paráfrase
Usos da língua:
- orações subordinadas adverbiais reduzidas
Texto B: Na exposição – Artur Azevedo
*leitura comparativa
*produção textual:
- conto
Texto A: Onde encontrar felicidade – Susan Andrews
* compreensão do texto
*leitura crítica
Produção textual: Artigo de opinião
*usos da língua:
-orações subordinadas adjetivas
Texto B: Isso é amor – Bill Waterson
*compreensão de texto
*leitura crítica
*produção textual: tirinha
*usos da língua:
- pontuação e sentido
Texto C: Peanuts – Charlie Brown – Charles M. Schulz
*compreensão do texto
*leitura comparativa
* produção textual: Reescrita de falas